Kuaray Oguatá Porã - Arte e Vida Guarani

Kuaray Oguatá Porã - Arte e Vida Guarani
A mostra coletiva “Kuaray Oguatá Porã (Caminho do Sol Bonito) - Arte e Vida Guarani” abre nesta terça-feira, dia 16, às 17 horas, na Sala do Artista Popular (SAP). A entrada é gratuita.

A exposição apresenta um pouco da arte Guarani da aldeia localizada no litoral do Paraná. A mostra é composta por obras da coleção de Gilberto Biscaia, comerciante da região de Guaraqueçaba que desde 1995 comercializa e coleciona peças de artesanato produzidas pelos indígenas. Atualmente a coleção conta com mais de 300 itens.

Além disso, dentro da Sala do Artista Popular será montada uma Opy, casa de reza Guarani. Tradicionalmente ela fica no centro da aldeia e é o lugar onde o povo faz suas orações. Os índios acreditam que nela estão todas as lideranças espirituais, que rezam e protegem os parentes e familiares da aldeia. Além disso, é na casa de reza que os Guaranis pedem saúde e orientação. Sempre ao anoitecer os índios se dirigem à Casa de Reza para o rito em busca de um melhor amanhecer.

Na ocasião, será lançado o catálogo "Sala do Artista Popular 1999-2012", com todas as exposições realizadas no local até o ano passado.

Horário de Visitação
 

De segunda a sexta, das 10h às 18h
Entrada gratuita
 
 
Fonte: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná

Não sabe onde ir hoje?

Av. Manoel Ribas, 108 Alto São Francisco
Curitiba , PR

92º Underground Pub

RENDA-SE CURITIBA! O 92Graus está de volta e fervendo na pista.   Chegamos aos 20 anos de atividades, com aquela energia que todo jovem tem para seguir em frente, com bastante alegria e entusiasmo, divulgando e...
(41) 3045-0764
Avaliação:
Seu voto foi 3. Total de votos: 4893