












Nesta primeira exposição apresentamos o trabalho do fotógrafo Bruno Piccoli, que esteve a mostra ao público (30/01 a 21/02) na areia da praia de Caiobá como parte do Projeto Caiçara, desenvolvido pela Secretaria de Turismo do Estado do Paraná.
Homem do mar
O pescador é homem do mar. É sujeito de vida simples e cultura singular. A pesca acontece antes do sol nascer, quando os pescadores já estão prontos para embarcar e fazer o recolhimento das redes. O peixe é retirado, limpo e armazenado. Então, a rede é posta ao mar para que no dia seguinte seja feita novamente sua retirada. A comunidade aguarda o retorno das canoas na praia. Os barcos são rebocados e é feita a pesagem dos peixes e sua distribuição. Neste cenário, é comum ver as crianças auxiliando os pescadores, retirando os barcos, carregando e limpando os peixes para que depois sejam recompensados com alguns filés de peixes e um punhado de camarão.
Esta foi a temática escolhida pelo fotógrafo Bruno Piccoli, natural de Curitiba e que viveu até os 18 anos na cidade de Matinhos. Jornalista de formação, tem se dedicado à fotografia documental entre outras atividades da área.