Nada além da arte

Nada além da arte
Nada além da arte
Nada além da arte
Nada além da arte
Nada além da arte
Nada além da arte
Nada além da arte

Para ele não foi possível pensar uma vida sem arte; questão de manter-se lúcido. Então como falar da arte sem falar da vida, se hoje a arte só existe por conta de levar uma vida dedicada primeiramente à criar, seja produzindo armas em massa (de isopor) ou desenhando com areia no chão?

Carlos Trincheiras é natural de Portugal mas tem coração brasileiro. O desejo de arte vem do berço. Carlos é Filho do ex-diretor do Balé Teatro Guaíra que mais tempo passou no cargo(1979-1993), também Carlos Trincheiras, e da bailarina Isabel Santa Rosa. O currículo dos pais é grande e o filho vai no mesmo caminho. Mas com tanta reputação na família, por que viveu 7 anos na rua? A única resposta: a vida, a arte.

Após o falecimento do pai, Carlos retornou com a mãe para Portugal. Com o patrimônio da família, além da aposentadoria da mãe, não seria difícil se manter. Mas não foi o que aconteceu. Um descuido com o patrimônio e uma pessoa que parecia amiga levou tudo embora. Mesmo com trabalhos premiados Carlos não conseguiu se inserir no mercado Português, que segundo conta é extremamente protecionista: a famosa “panelinha”. Em um país do tamanho do Brasil é difícil imaginar como um grupo pode fechar o mercado nacional. Mas Portugal tem uma dimensão bem menor e um mercado tão restrito quanto de um estado brasileiro, ou mais.

Para não onerar a mãe Carlos foi morar em uma pequena cidade próxima à Lisboa. Durante os primeiros seis anos que dormiu na rua ninguém soube. Desenvolveu uma rotina para que os moradores da pequena cidade não dessem conta, mesmo eles sabendo de sua condição precária. Conseguia dinheiro para comer e sempre arrumava um lugar retirado para dormir. Sua única preocupação nesse tempo era manter a cabeça focada na arte, já que sua consciência lhe dizia que a qualquer momento sairia daquela condição.

Desenhava na areia quanto não restava outra maneira. Passou dias na biblioteca. Sempre arranjava algum trabalho como pintor, já que os habitantes da pequena cidade sabiam que era artista, mas o problema é que não pagavam ou era só o suficiente para comer. Carlos tem uma particular chateação com essa falta de valor à arte em Portugal.

Com a ajuda de amigos, que descobriram onde estava, e de sua filha, cantora em Curitiba, Carlos conseguiu voltar à Lisboa e fechar um trabalho com uma grande galeria. Com o objetivo de voltar ao Brasil, “esse é meu país man”, ficou um ano se ressocializando. Agora ele está aqui e, como sempre, fazendo arte.

Apesar da exposição mostrar somente algumas pinturas, Carlos é multiartista. Basta ver o currículo dele (abaixo) para perceber a versatilidade. Atualmente sua principal dedicação é a pintura. Trabalha principalmente com tinta acrílica com uma técnica rápida para compor as telas. Para ver ao vivo suas pinturas basta ir até o Bar do Tatára na segunda-feira e quem sabe já leva uma para casa. Ou mesmo na rua, se ver alguém com fraturas expostas andando na região da Avenida dos Estados, no Água Verde, é possível que seja ele. Carlos gosta de fazer maquiagens no próprio corpo para ir até o mercado ou na padaria. Como eu disse, só existe uma resposta: a arte, a vida.

LOBO Trinchas
- nome artístico -

ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Artes plásticas, música, cinema e publicidade.

DOIS ÚLTIMOS TRABALHOS REALIZADOS
Ator no papel de Dr. Antônio Granjo na minissérie Noite Sangrenta, apresentado pela RTP, em Outubro de 2010.
Todo o material gráfico para divulgação do show Beatles by Soulution Orchestra, realizado em Abril de 2011 no Teatro Positivo.

DUAS PRINCIPAIS PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS CULTURAIS
Criação e execução da "falsa queda" do meteorito (1º de Abril), em São Martinho do Porto/PT com a parceiria da SIC Televisão.
Cantor durante a apresentação do espetáculo de lançamento mundial da Volvo B10M no Parque Barigui.

PRODUÇÕES CULTURAIS
Cenários para shows musicais:
- Nossos Pássaros (Tatara e Cabelo) - Mini Guaíra
- Moonspell - Coliseu Lisboa
Cenários para ballet:
- Sagração da Primvera - Stravinski / Carlos Trincheiras
- Canções de Rosendonk - Milko Sparenblek
- Rêve d'un Poête - Santa Rosa
- Profecia I e II - Francisco Duarte
- Pastoralle de Beethoven - Milko Sparenblek
Cenário para ópera:
- Figura Central de La Tosca - Puccini / Orquestra Sinfônica de S. Paulo
Ator e maquiador de efeitos especiais para cinema:
- Vitimas da Vitória - Berenice Mendes
- Atraídos - Mauricio Yared
Ator e diretor de arte em inúmeras publicidades de Portugal.
Diretor de arte do video clipe das bandas:
- Coldfinger - Beauty of you
- Moonspell - Nocturna, como primeiro assistente de João Parrinha
Publicidade:
- Jingles - como criativo, vocalista, letrista e diretor de áudio
Estúdios e agências:
- Underdog, Audisom, Trilhas Urbanas, Gramophone, Solo, Master, Sir Laboratório, Talk Filmes, RDP, entre outros
Integrante da banda Máquina Zero:
- Vocalista, letrista e responsável pela estética
Faz pintura artística ao vivo em bares, restaurantes e eventos
Escreve e é contador de histórias

PRÊMIOS E TÍTULOS RECEBIDOS
Cenário para ballet Profecia I - Prêmio Repertório - Teatro Guaíra
Jingles:
- Inúmeras medalhas de ouro do Prêmio Colunistas do Paraná
- Várias medalhas medalhas de ouro nacionais
- 3 finalistas no festival de Cannes
- 3 finalistas no New York Great Festival das quais uma foi bonze e outra adquirida pela ONU (sobre a violência doméstica).

OUTRAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES E RELEVANTES
Carlos Henrique Félix Machado Trincheiras, nascido em 1963, Lisboa - Portugal
Lycée Français Charles Lepierre (Lisboa) - 1966 à 1980
Franco Brasileiro (Rio de Janeiro) - 1981
Centro de Criatividade de Curitiba com o grande Mestre escultor Elvo Benito Damo: mármore cera perdida (bronze), solda elétrica, resina de poliéster e também cursou desenho, pirogravura, xilogravura, cerâmica (torno), couro e texturas e colagem - 1982 à 1990.

http://www.flickr.com/photos/carlostrincheiras

Não sabe onde ir hoje?

Av. Manoel Ribas, 108 Alto São Francisco
Curitiba , PR

92º Underground Pub

RENDA-SE CURITIBA! O 92Graus está de volta e fervendo na pista.   Chegamos aos 20 anos de atividades, com aquela energia que todo jovem tem para seguir em frente, com bastante alegria e entusiasmo, divulgando e...
(41) 3045-0764
Avaliação:
Total de votos: 3261