Outra Mostra só em 2012

Outra Mostra só em 2012

Para quem não foi ontem na Mostra Projeções do Medo perdeu a oportunidade de ver bons filmes e um debate interessante ao final, apesar de um pouco truncado. Nenhum dos filmes era para causar medo, como bem lembrou o cineasta Beto Carminatti. Apresentavam situações possíveis de medo, nas palavras dele. Aliás, a fala do cineasta esclareceu alguns filmes, em especial Outer Side, que não havia entendido. Ficou clara também a importância de ter boas referências de cinema para poder falar sobre cinema. Os outros dois participantes da mesa redonda, Célio Luiz Pinheiro e Nohemí Brown, psicanalistas, deram algumas impressões opacas sobre os filmes, mas contribuíram para o entendimento do porque do medo existir. De onde ele vem?

O que mais me marcou foi uma frase, que não lembro qual dos convidados colocou, dizendo que Freud separava a natureza humana em duas “questões”: a morte e o sexo. Penso se essas duas coisas não dizem respeito na verdade à mesma. A morte e o sexo são maneiras de entrega sem volta. Uma pelo espírito e a outra pela matéria. E essa entrega ao outro, ao desconhecido, causa medo, apreensão. Célio colocou que o medo sempre vem de algo que nos é estranho, mas ao mesmo tempo familiar. Freud explica. Nesse caso em especial, já que o texto que Célio se baseou é do próprio Sigmund. Só sentimos medo se está próximo, mas há algo fora da expectativa. Como um filme de monstros, que apesar de sabermos ficção, algumas vezes nos deixa com medo. São as situações não estranhas que preparam terreno para o sentimento de temor.

Nota-se que o debate e os filmes me deixaram pensativos. Parabéns à turma do 6º período da CINETVPR, na disciplina de Administração Cultural, sob orientação da professora Joana Nin. A realização da Mostra foi o trabalho dos alunos para a disciplina. Uma particularidade na escolha dos filmes é o áudio. Como disse o mediador, professor Fabio Pinheiro, não há praticamente nenhum diálogo nos filmes. Este é o segundo ano que participo da Mostra do curso de Administração Cultura e recomendo. Ano passado foi a Mostra Preliminares. Agora, quem perdeu, só em 2012.

Sobre os filmes eu não quero falar nada. Recomendo todos. E por sinal, deixo os links abaixo para quem quiser assistir. É sempre melhor numa tela de cinema, mas pelo menos já ajuda. O único que não achei na internet foi As Corujas, que também foi o que menos gostei. Então, sem grandes perdas.

Aos filmes, pela ordem dos que mais gostei...

Genesis

Entre Paredes

Outer Space

Vinil Verde

Enjaulado

Los que lloran solos

Não sabe onde ir hoje?

Av. Manoel Ribas, 108 Alto São Francisco
Curitiba , PR

92º Underground Pub

RENDA-SE CURITIBA! O 92Graus está de volta e fervendo na pista.   Chegamos aos 20 anos de atividades, com aquela energia que todo jovem tem para seguir em frente, com bastante alegria e entusiasmo, divulgando e...
(41) 3045-0764
Avaliação:
Seu voto foi 4. Total de votos: 5256