Curitiba madura

Curitiba madura

Parabéns à Curitiba, essa cidade fria e nostálgica no centro, nostalgica e fria nos seus arredores. Seja saudades daqui ou de outro lugar, parece que há em todos essa coisa. Então tem-se a impressão de que todos tentam descobrir qual o mistério de Curitiba e pq seus moradores são assim ou assado.

Pra mim que os caras aqui na altura da minha janela, subindo um prédio, não tem nenhuma pretenção de descobrir que é o Curitibano ou o que o define. Já eu, comigo, penso nisso desde que ouvi uma mulher dizendo para que todos à sua volta pudessem ouvir "ESSA é a Curitiba que eu conheço!". O ônibus acabava de estacionar no terminal do Pinheirinho, no fim da tarde de um domingo frio de outono, com muitas pessoas voltando dos shoppings e parques centrais da cidade.

Tenho 8 anos aqui. Quem vem de outras regiões, se for interiorano como eu, deve passar boa parte do tempo tentando se encontrar. Possivelmente isto acontece quando vamos para uma metrópole, como Curitiba é, ou parece ser. Não é uma provocação, só uma constatação da dubidade de ser ou não ser. Afinal, alguém só procura definir algo que não foi definido. E se a identidade da cidade ainda não é definida, então ela não existe? Talvez.

Outros que vem de cidades tão grandes ou maiores, devem passar boa parte do tempo tentando um relacionamento sem contrariedade. Sentir-se em casa. Alguns conseguem e outros não, normal. Claro que a cidade é alguma coisa e nós somos parte dela. O que deixa tudo confuso é perguntar o que é quem, quem é o que. Um papo para alimentar pombos.

Curitiba faz 318 anos e 158 como capital da antiga província. A alcunha de provinciana não cabe mais. Ao invés de pensar quem somos devemos agora é aceitar o que a cidade é, explorando e valorizando aquilo que está no mais intimo, as raízes, mas sem perder a esperança de um futuro acolhedor.

Parabéns Curitiba!

(Vídeo: Garibaldis & Sacis cantam a música vencedora do concurso de marchinhas 2011 no Pré-Carnaval do Largo da Ordem: "Café Damasco")

Não sabe onde ir hoje?

Av. Manoel Ribas, 108 Alto São Francisco
Curitiba , PR

92º Underground Pub

RENDA-SE CURITIBA! O 92Graus está de volta e fervendo na pista.   Chegamos aos 20 anos de atividades, com aquela energia que todo jovem tem para seguir em frente, com bastante alegria e entusiasmo, divulgando e...
(41) 3045-0764
Avaliação:
Seu voto foi 3. Total de votos: 4893