Livro infantil aborda a importância de preservar a água

Publicado por Marcelo Leite em 15/03/2012 - 10:28
Crédito: Divulgação.

A escritora paranaense Alexandra Barcellos lança o livro infantil “O Ciclo da Água”, que reúne histórias contadas de forma leve e criativa, sobre a viagem de uma gotinha de água. As ilustrações do livro são de Ayrton Scorsato Neto. Ao cair na Terra, a gotinha vive a experiência de contribuir para a geração da energia elétrica, tão necessária às nossas vidas. “Nas entrelinhas, leva-nos a refletir sobre a importância que cada gotinha d’água, por menor que seja, tem para as nossas vidas, especialmente quando se une a tantas outras iguais. A força dessa união é, também, uma mensagem fundamental: se cada pessoa agir como uma pequena gota, dando as mãos a tantas outras ‘gotinhas’, dá para imaginar quanta coisa boa podemos fazer!”, explica a autora.

Fonte de vida

O livro surgiu, segundo Alexandra Barcellos, da vontade de explicar de forma lúdica e divertida a evolução do ciclo da água. “De uma maneira geral, as crianças aprendem sobre o ciclo com gráficos escolares e muitas vezes levam um tempo para entender como ele evolui. Na obra há um capítulo em que a Gotinha, que é a protagonista, fica represada com milhares de outras gotas em um reservatório de uma Usina Hidrelétrica e cai na turbina para a geração de energia elétrica”. Ela acrescenta que a sua idéia “é transmitir às crianças que o ciclo é uma fonte de vida inesgotável, se soubermos preservá-lo, mas que é também através dele que nós humanos captamos a energia elétrica para o nosso bem estar”.

Alexandra gosta muito de temas relacionados à ecologia, questões ambientais e de preservação. Os seus dois livros anteriores [Faro e Toca – Os Quatis das Cataratas do Iguaçu, 2004 e Guaçatunga – Filha da Mata Atlântica, 2007] também englobam esses temas. Na história de O Ciclo da Água, a gotinha interage com o meio ambiente e com seres humanos de forma que a crianças possam entender a sua importância no nosso dia a dia; “que não devemos desperdiçar nem a água do ciclo, nem a eletricidade por ela gerada; por nós e pelas futuras gerações”.

Alexandra conta que escrever O Ciclo da Água foi muito divertido: “eu me apaixonei pela gotinha assim que eu a imaginei, mas isso não significa que tenha sido fácil”. Em vários capítulos, conta, teve que fazer muita pesquisa sobre ciências. “Gosto muito do universo literário infantil, gosto de criar um mundo imaginário com o qual as crianças possam se identificar e guardar boas lembranças dele”.

Serviço

Lançamento do livro “O Ciclo da Água” e sessão de autógrafos com a autora Alexandra Barcellos
Dia 15 de março às 19h30
Livrarias Curitiba Megastore do ParkShopping Barigui
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 - Mossunguê
(41) 3330-5161
 
Fonte: Assessoria de Imprensa Livrarias Curitiba
 
Jornalista e editor do CuritibaCultura, curioso das artes, interessado em teorias de todos os tipos, mas o que me instiga mesmo é a prática.