Campanha contra abuso de crianças no Carnaval

Publicado por Marcelo Leite em 13/02/2012 - 11:51
Crédito: Divulgação.

O prefeito Luciano Ducci e a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, abrem nesta segunda-feira (13), às 15h, na Rua da Cidadania da CIC, a Campanha de Enfrentamento da Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes no Carnaval de 2012.

“O objetivo é proteger crianças e adolescentes, estimulando a população a estar vigilante e fazer a sua parte, que é denunciar sempre que perceber uma violação”, diz Marry Ducci. Curitiba é uma das 17 capitais brasileiras que já aderiram à Campanha Nacional para o Enfrentamento da Violência Sexual no Carnaval de 2012.

Mais de 300 pessoas estão convocadas para a mobilização, entre lideranças comunitárias e religiosas, empresários e voluntários. Será lançada simultaneamente a campanha “Uma corrente do bem nas estradas do Brasil”, uma parceria da Prefeitura com a Transportadora Cavol.

A transportadora vai adesivar caminhões e promover palestras entre os caminhoneiros e a sociedade para uma ação conjunta que contribua para reduzir a incidência de casos de violência sexual contra crianças e adolescentes.

“A FAS está convocando secretários municipais, conselhos de direito e tutelares, instituições que trabalham na área da infância e da juventude, além da polícia e promotores para trabalharem em parceria com a população para a redução dos índices de violência sexual cometida contra crianças e adolescentes”, afirma Marry Ducci.
   
Além de Curitiba, também participaram da campanha no Carnaval Vitória (ES), Belo Horizonte (BH), São Paulo (SP), Natal (RN), João Pessoa (PB), Manaus (MA), Belém (PA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Rio de Janeiro (RJ), Rio Branco (AC), Brasilia, Salvador (BA), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Campo Grande.
   
PAIR - Curitiba é uma das cidades brasileiras que fazem parte do PAIR – Pacto para o Enfrentamento do Abuso, Exploração Sexual e Tráfico de Crianças e Adolescentes.

Pelo pacto, assinado pelo prefeito Luciano Ducci, a cidade se compromete a apoiar e implantar metodologias que propiciem a formulação de políticas públicas de proteção aos direitos humanos de crianças e adolescentes, uma das ações fundamentais da política de enfrentamento da violência sexual.

O pacto foi assinado em parceria com a Universidade Federal do Paraná, Governo do Paraná, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e a Escola de Conselhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.   

Conheça a Rede de Proteção

A FAS possui uma Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes Vítimas de Exploração e Abuso Sexual, composta dos seguintes serviços: Rede de Proteção à Criança e Adolescente em Situação de Risco para a violência; Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS Cristo Rei (que atendeu em 2011 535 crianças e adolescentes vítimas ou com suspeita de violência sexual, 212 familiares e 21 autores da violência); Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS Regionalizados; Serviço de Atendimento ao Vitimizado em Domicílio; Centro de Convivência Criança Quer Futuro; Centro de Referência da Assistência Social – CRAS e Ação Integrada de Fiscalização Urbana.

A Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco para a Violência estará em alerta durante o Carnaval, para uma atuação mais abrangente, multifuncional e orientada, no atendimento integral de vítimas de violência doméstica. Fazem parte da Rede, as secretarias da Educação, Saúde, Urbanismo, Abastecimento, FAS, Fundação Cultural e Administrações Regionais.

Veja como denunciar:

Violência sexual é crime. Denuncie através dos telefones 100 (Secretaria Nacional dos Direitos Humanos), 156 (Prefeitura de Curitiba) ou, diretamente nos Conselhos Tutelares:
Conselho Tutelar do Bairro Novo – 3564.7083
Conselho Tutelar da Boa Vista – 3313.5705
Conselho Tutelar do Boqueirão – 3313.5560
Conselho Tutelar do Cajuru – 3267.7888
Conselho Tutelar do CIC – 3212.1534
Conselho Tutelar do Matriz – 3363.7681
Conselho Tutelar do Pinheirinho – 3313.5462
Conselho Tutelar do Portão – 3350.3974
Conselho Tutelar do Santa Felicidade – 3374.5925

 

Fonte: www.curitiba.pr.gov.br/

Jornalista e editor do CuritibaCultura, curioso das artes, interessado em teorias de todos os tipos, mas o que me instiga mesmo é a prática.